Biografia

Baiano de Riacho de Santana, Marco Haurélio é poeta popular, editor e folclorista. Em cordel, tem vários títulos editados, dentre os quais: Presepadas de Chicó e Astúcias de João Grilo; História da Moura Torta e Os Três Conselhos Sagrados (Luzeiro). É autor, também, dos livros infantis A Lenda do Saci-Pererê e Traquinagens de João Grilo (Paulus); O Príncipe que Via defeito em Tudo (Acatu). Escreveu ainda Lendas do Folclore Capixaba (Nova Alexandria), As Babuchas de Abu Kasem (Conhecimento), A Megera Domada (recriado em cordel a partir do original de William Shakespeare) e O Conde de Monte Cristo (versão poética do romance de Alexandre Dumas), os dois últimos para a coleção Clássicos em Cordel, da Nova Alexandria, onde atuou como editor.

Lançou ainda História de combates, amores e aventuras do cavaleiro Palmeirim de Inglaterra (com José santos e Jô Oliveira), pelo Editora FTD, A lenda do Batatão (SESI-SP), A História dos dois homens que sonharam (Giramundo), Peripécias da raposa no Reino da Bicharada (LeYa), A saga de Beowulf (Aquariana), Os 12 Trabalhos de Hércules (Cortez) e Mateus, esse boi é seu (DCL).

Com base numa recolha feita no sertão baiano, em 2005, organizou as antologias Contos Folclóricos Brasileiros (publicada em 2010 pela Paulus Editora), Contos e Fábulas do Brasil (Nova Alexandria) e O príncipe Teiú e outros contos brasileiros (DeLeitura). No campo da pesquisa em poesia popular, escreveu Breve História da Literatura de Cordel (Ed. Claridade), que integra a coleção Saber de Tudo, e Literatura de Cordel - do sertão à sala de aula (Paulus). Profere palestras e ministra oficinas sobre Cordel e Folclore em vários estados brasileiros. No momento, atua como consultor da telenovela Velho Chico (Rede Globo), de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, que irá ao ar em agosto de 2016. 

Curador e idealizador do projeto Encontro com o Cordel, que em agosto de 2018 reuniu cordelistas, gravadores, músicos e pesquisadores no SESC 24 de Maio em São Paulo, em edição que homenageou o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros no centenário de sua morte. Foi, ainda, com Arlene Holanda, curador do Espaço do Cordel e do Repente, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em setembro de 2018, esteve em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, a convite do Institute for Heritage, presidido pelo Dr. Abdulaziz Al-Mussalam, de quem recebeu uma medalha de honra ao mérito por seu trabalho de pesquisa e difusão no campo das tradições populares. 


Nenhum comentário: