quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O JOGO DA AMARELINHA E O YGGDRASIL


 
Os 9 mundos do Yggdrasil (correspondente às 9 casas da Amarelinha) 
Tenho para mim que o popular jogo da Amarelinha (Jogo da Macaca, em algumas regiões de Portugal), com suas 9 casas evocando um rito iniciático, começando no inferno e ascendendo ao céu, é uma representação esquemática da Grande Árvore Cosmogônica dos povos do Norte, o freixo Yggdrasill. Associado às 9 runas, também o Yggdrasill possui 9 casas, ou melhor, 9 mundos, começando no Inferno (Helheimr, a Morada de Hella), onde estão suas mais profundas raízes, terminando em seu topo, Ásgarðr (o céu), governado por Odin, morada dos deuses e dos heróis tombados na batalha.

As demais casas (mundos ou reinos) são:

Miðgarðr: o “Jardim ou Terra do Meio”, tronco do gigante Ymir, de cujo corpo os Aesir fizeram o universo. É onde nós, reles mortais, habitamos.

Svartálfheimr: ou Reino dos Elfos Negros, ligados à metalurgia, construtores do barco de Freyr, do martelo de Thor e da lança de Odin, entre outras armas e objetos mágicos.

Ljósálfheimr: a “Morada dos Elfos Luz”, localizada acima de Miðgarðr. É, também, a casa dos deuses solares Freyr (ligado à colheita) e Sól (deusa que conduz o sol do oriente ao ocidente).

Niflheimr: “o Mundo das Névoas”. Associado às ilusões e enganos que devem ser evitados ou vencidos.

Múspellsheimr, localizado ao sul de Miðgarðr, é o Reino do Fogo primordial. Terra dos temíveis gigantes do fogo.

Vanaheimr: o “Reino dos Vanir ou Vanes”, a oeste de Miðgarðr, corresponde às ilhas bem-aventuradas e às regiões paradisíacas das mitologias mediterrâneas.

Jötunheimr: ou Útgarðr (“Jardins de Cima”) é o “Reino dos Gigantes”, local de incursões aventurosas de Thor e Loki.


Desde sempre, como se vê, o Céu é o limite. 

Nenhum comentário: