quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mais um cordel para a estante


Enfim, disponível para venda o livro A Roupa Nova do Rei (ou O Encontro de João Grilo com Pedro Malazarte). Uma pequena tiragem havia sido publicada em 2012, para inscrição em um programa de governo. Agora sai a tiragem regular, com o selo da Volta e Meia, o braço infantojuvenil da Editora Nova Alexandria.



UMA HISTÓRIA MUITO ANTIGA

A roupa nova do rei é um dos contos mais conhecidos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), considerado com justiça o Pai da Literatura Infantil. Publicado inicialmente em 1837, em uma coletânea de contos de fadas, é uma história de exemplo em que a crítica à hipocrisia se sobressai ao humor. O enredo fala de um rei vaidoso ao extremo, a ponto de se fazer de estúpido, que é passado para trás por dois trapaceiros. Estes, em troca de riquezas, garantem fazer para o rei o mais belo traje, advertindo-o, porém, ser este invisível aos estúpidos.

Uma versão mais antiga do conto é a que consta no Livro de Patrônio ou do Conde Lucanor, de Don Juan Manuel, publicado na Espanha em 1335. Nesta, de origem oriental, como a maior parte do livro, o rei aceita os serviços dos trapaceiros que se propõem a fabricar uma tela invisível aos filhos ilegítimos. Membros da corte, com medo de serem tomados por bastardos, endossam a farsa. O pajem negro do rei, no entanto, descobre o logro, para vergonha do soberano e de seus bajuladores. No reconto de Andersen, sabemos, é uma criança quem avisa que o rei está nu.

Andersen, mesmo sem conhecer o texto original espanhol, baseou-se numa tradução deste para o alemão, compondo assim o conto que muitos pensam ser de sua autoria. Versões registrada no Sri-Lanka, Índia e Turquia levam a crer que o conto foi levado ao Ocidente pelos muçulmanos que, por tanto tempo, dominaram parte da Península Ibérica. O certo é que a história traz valores universais e, em qualquer época, a inocência da criança ou a honestidade do pajem fará contraponto à vaidade e ao orgulho dos poderosos.


O ENCONTRO DE JOÃO GRILO COM PEDRO MALAZARTE

Este livro marca o encontro de João Grilo com Pedro Malazarte. Os personagens se encontram em Recife, capital de Pernambuco, e de lá decidem ir a um lugar onde ninguém os conheça para aplicar mais uma trapaça. Chegam a um país onde ouvem falar de D. Fernando, um rei vaidoso, em quem resolvem dar uma lição, disfarçados de alfaiates. Ambientada a princípio no Nordeste, e depois em um reino típico dos contos infantis, o texto rompe com a fronteira entre a realidade e a imaginação, dando novo sentido a uma história que é velha conhecida nossa, mas que aqui aparece renovada nesta versão em cordel ilustrada por Klévisson Viana.



TRECHO INICIAL:

As histórias de cordel
São lidas em toda parte,
Umas falam de João Grilo,
Que fez da astúcia uma arte,
E por isso é comparado
Com o Pedro Malazarte.

As façanhas destes dois
Correm por todo o sertão
Em folhetos populares,
De grande circulação,
Pois é função do cordel
Preservar a tradição.

João Grilo, considerado
O maior dos estradeiros,
Usou sua inteligência
Para enganar fazendeiros,
Comerciantes, gatunos,
Coronéis e cangaceiros.

Malazarte, nem se fala:
Era o rei das presepadas.
Suas histórias ainda
São muito rememoradas;
Pelos poetas do povo
Foram imortalizadas.

Nenhum comentário: