sexta-feira, 12 de abril de 2013

Com Deus eu me deito...


Na minha meninice, antes de dormir, rezávamos três orações: Santo Antônio pequenino, o Pai-nosso e Com Deus eu me deito... Esta última, com muitas variações, existe em todo o Brasil. Herdamo-la de Portugal. E, falando na Lusitânia, meu amigo, o professor José Joaquim Dias Marques, da Universidade do Algarve, Faro, enviou-me, gentilmente, as versões abaixo reproduzidas:

"Algumas ORAÇÕES PARA DIZER AO DEITAR, recolhidas da TRADIÇÃO ORAL no distrito de Faro.

São extraídas do _corpus_ publicado e estudado na tese de mestrado de Elisabete Andrade Reis, que tive o gosto de orientar, e foi defendida hoje na Universidade do Algarve. 

Estes textos pertencem às recolhas inéditas, feitas por alunos meus, que se encontram à guarda do Centro de Estudos Ataíde Oliveira (Universidade do Algarve).

***
Com Deus me deito,
Com Deus me levanto.
Na graça de Deus
E do Divino Espírito Santo,
E a Nossa Senhora me cubra
Com o seu divino manto.

Informante: Silvina Porfírio da Costa, 83 anos.
Natural do Sítio do Malhão, concelho de Tavira, distrito de Faro.
Recolhido por Elisabete Andrade Reis, 27/1/2003

***
Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Com a graça de Deus
E do Divino Espírito Santo.
Se eu adormecer, acordai-me,
Se eu morrer, alumiai-me,
Com sete velas acesas,
Três aos pés, quatro à cabeceira
E a Nossa Senhora à dianteira.
Pela Virgem Maria,
Um pai-nosso e uma ave-maria.

Informante: Catarina Lopes Esteves, 78 anos.
Natural de Agro, concelho da Murtosa, distrito de Aveiro.
Mora em Faro.
Recolhido por Paula Santos Almeida, 28/01/2003.

***
Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Na glória de Deus,
Espírito Santo.
Espírito Santo me dê a guia.
Disse Jesus à Virgem Maria:
“Virgem, adia,
Virgem, adora.
Bendita seja a alma
Que se deita nesta hora.”

Informante: Catarina Rosária, 85 anos.
Natural de Algunha, concelho de Almodôvar, distrito de Beja.
Mora na Várzea da Mão, concelho de Loulé, distrito de Faro.
Recolhido por Elisabete Andrade Reis, 21/12/2002

***
Já se toca a hora
E a Virgem adora.
Eu vou-me deitar.
Dois anjos vão estar,
Dois aos pés,
Dois à cabeceira,
Virgem Nossa Senhora
Na minha dianteira.
Benzeu-se a Virgem,
Benzi-me eu,
Bendita seja a hora
Em que Deus nasceu.

Informante: Zenóbia da Conceição, 84 anos.
Natural de Castro Marim, concelho de Castro Marim, distrito de Faro
Mora em Olhão.
Recolhido por Cláudia Cabrita dos Santos, 28/12/2004.

***
Nesta cama me vou deitar
Para o meu corpo descansar.
Se a morte me vier buscar
E eu não lhe possa falar,
Entrego-me ao Santíssimo Sacramento
E à relíquia que está dentro.

Augusta Batalha, 44 anos.
Natural de Évora.
Mora em Faro
Recolha de Daniel Batalha da Costa, 28/01/2004.

***
Ave-maria,
Com Deus na Cruz.
Custódia divina,
Salvai-nos, Jesus!

Informante: Cândida da Conceição Porfírio, 94 anos.
Natural do Sítio do Malhão, concelho de Tavira, distrito de Faro.
Recolha de Elisabete Andrade Reis, 27/01/2003."

========================================================

A versão que aprendi é a seguinte:

Com Deus eu me deito,
Com deus me levanto;
Nossa Senhora do pranto,
Me cobre com vosso manto.

Essa casa tem quatro cantos,
Quatro anjos me acompanham.

Santo Antônio diz a missa,
São Pedro benze o altar.
Nossa Senhora benze a minha cama,
Pois nela vou me deitar.


Josete Diniz, professora de Angical, oeste da Bahia, enviou-nos esta versão:

Com Deus eu me deito,
com Deus eu me levanto.
Com as graças de Deus
e do Espírito Santo.
Amém!

Stelio Torquato Lima, cordelista e professor da Universidade Federal do Ceará, divulgou a versão que aprendeu do pai:

São Bento e água benta,
Jesus Cristo no altar,
O mal que [es]tiver aqui
Se arrede pra nós passar.

Paula Laranjeira, já conhecida nossa, contribui com esta variante:

Com Deus eu me deito,
Com Deus me levanto,
Com a graça de Deus
E do divino Espírito santo.

Se eu dormir, vós me acordais,
Se eu morrer, vós me alumiais,
Com três velinhas bentas
O senhor me abençoai.

Em nome do Pai
E do Espírito Santo

Josenir Lacerda, cearense, cordelista de mão cheia, também contribui com mais um exemplo:

Com Deus eu me deito,
Com Deus eu me levanto.
Nossa Senhora me cubra
Com o vosso divino manto.

Em Superstição no Brasil (p. 418), Câmara Cascudo, generosamente, apresenta o que ele chama de "uma nota de ternura infantil", aprendida em 1905, quando contava sete anos de idade:

Com Deus me deito, com Deus me levanto!
Com a graça de Deus e do Espírito Santo.
Senhora, cobri-me com o vosso manto.
Qu'eu bem coberto for,
Não tenha medo nem pavor
Do mal pior que for!
Senhor, deitar-me quero!
Se dormir, acordai-me!
Se morrer, alumiai-me
Com as três velinhas bentas
Da Santíssima Trindade!
Em nome do Padre, do Filho, do Espírito Santo! Amém!

ATENÇÃO! Sábado, dia 19 de julho, na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho(nº 915), será lançado o livro Bafafá na Arca de Noé (DCL), de Marco Haurélio e Anabella López. 

20 comentários:

J. J. disse...

Ainda te lembras do "Santo Antônio pequenino"? Será talvez uma versão daquilo a que em Portugal se chama o "Pai-nosso / padre-nosso pequenino". Aqui fica uma versão (inédita, recolhida por uma aluna minha) para veres do que estou a falar:

Pai-nosso pequenino
Tem a chave do Deus Menino.
Quem a deu? Quem a daria?
S. Pedro, Santa Maria.
Cruz em monte,
Cruz em fonte,
Meu pecado não me encontre,
Nem de dia nem de noite,
Nem às horas do meio-dia.
Já os galos pretos cantam,
Já os anjinhos se levantam,
Já o Senhor subia à cruz,
Para sempre, ámen, Jesus.

disse...

Lindas orações.
Não precisamos de poesia para Deus e Nossa Senhora, mas se puder, porque não faze-lo para maior gratidão e amor?

Bjss

Marco Haurélio disse...

Oi, Renata. É fato, no interior, a existência dessa poesia sem dono, que é de ninguém e de todos. Quando abraça a fé, então, ela, de singela, faz-se sublime.

Venha mais vezes!

Bjs.

* disse...

Desde pequena rezo esssas oraçoes que me ensinaram meus pais


Quatro canto tem a casa
SAnto Antonio disse a missa
Um divino Espirito Santo
benzeu o altar , benzeu a minha cama
que nela vou me deitar

Com as graças de Deus eu me deito
com as graças de Deus eu me levanto
com meu Divino Espirto Santo

Com tres velas , com tres filhos bentos
da Santissima Martinidade
Pai me acompanhe , filho me dê luz
VAlei SAntissima meu coraçao de Jesus ,
Amém .




****
Pai nosso pequenino
Deus me leve em bom caminho
nossa Senhora minha madrinha
nosso Senhor meu padinho

Sete anjos me acompanhe
Sete vela me ilumia
para o cao nao me atentar ,
nem de noite , nem de dia
nem no pino do meio dia
nem na hora de me deitar

Amém .


beijos no coraçao !
nem de noite , nem de dia

Daniella Cristine Ferreira de Almeida disse...

Oro com meus filhos todas as noites assim. Pai nosso pequenino ,Deus me leve em um bom caminho , Nossa Senhora minha madrinha e nosso Senhor meu padrinho . Quem me fez a cruz na testa demônio não me pesca , nem de dia ,nem de noite , nem no ponto do meio dia . Com Deus na frente , Pai na guia . Deus recomenda a Virgem Maria que anda em minha companhia hoje , neste dia e para sempre . Amem.

TheLangLover disse...

Minha avó Francisca Eleutéria, falecida ontem (29/01/15) aos 92 anos, ensinou-me certa vez uma versão desta oração. porém, devido à idade, ela já não lembrava exatamente. Nunca havia imaginado que podia ter origem portuguesa, até porque tenho ascendência italiana (meu sobrenome é Nazário). Minha vó nasceu e cresceu em Cabo Verde, uma cidadezinha bem rural do sul de Minas Gerais. Aprendi as orações da forma como ela as rezava, no português mais caipira e infiel à norma padrão (mas de uma forma poética incrível). Posto-lhes aqui uma versão mais correta conforme for possível:

"Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Na graça de Deus
E do Divino Espírito Santo.
Cobri-nos Senhora
Com vosso Divino Manto
Se bem coberto eu for
Não terei medo, nem pavor,
Nem coisa que má for
São Bento disse à missa:
'Nosso Senhor benzeu o altar'
Assim ele benze esta cama
Na qual eu venho me deitar
Três Marias nela se acham
Que me queiram acompanhar
Levantei meus olhos ao céu
Avistei a Virgem Senhora
Imaculada, Imortal
Sete Velas me alumiam
Sete Anjos me acompanham
Três aos pés, quatro à cabeceira
E Jesus Cristo na dianteira
Quando a morte me vier buscar
E a minha voz não puder falar
O meu coração dirá três vezes
'Jesus, Jesus, Jesus,
Salvai minh'alma'. Amém"

A forma como ela rezava era ainda mais especial. Há algumas lacunas das quais ela mesmo dizia que não se lembrava. Há uma outra oração, a do Pai-Nosso Pequenino (cujos versos são paralelos a esta outra):

"Pai Nosso Pequenino
Deus nos leve em bom caminho
Jesus Cristo é meu padrinho
Santa Maria é minha madrinha
Sete Anjos me acompanham
Sete Velas me alumiam
Que o Demônio não me tente
Nem de dia, nem à noite
Nem na hora da minha morte. Amém"

Eu chego a me emocionar ao me lembrar de como ela rezava essas orações, do seu jeito simples, rústico e cheio de fé e R's retroflexos, o qual inclusive, parece ornar muito mais do que a versão "corretinha":
'São Bento disse à missa
Nosso sinhô benzeu o artá,
Assim ele benze esta cama
Que nela eu me venho deitá'.

Quis compartilhar isso até como forma de preservar a memória de minha avó. A herança que ela nos deixou não tem preço: é a fé!

Dedicado à minha querida avó
Francisca Eleutéria Martins da Cruz Nazário

Roberto Farias disse...

gostei muito me lembro quando era criança que minha vovó rezava comigo legal fiquei muito feliz de relembrar .
abraços..

Unknown disse...

Com Deus eu me deito
Com Deus eu me levanto
A nossa senhora
Cubra nós com o seu divino manto
Se for coberto com ele
Não terei medo nem pavor
Nem coisa deste mundo
Nem do outro que for
Lenta calma sobre a terra
Desce a noite foge a luz
Quero agora despedir-me
Boa noite meu Jesus.

Unknown disse...

Obrigado por ter postado isso, é lindo, fiquei emocionado.

Leonardo Pereira disse...

Gostei muito do seu artigo Marco Haurelio lembrei minha infância.

Leonardo Pereira disse...

Muito bom seu artigo, parabéns lembrei minha infância

Zizi Silveira disse...

Com Deus eu me deito,
Com Deus eu me levanto,
Com as graças de Deus,
E do Divino Espirito Santo.

Se eu dormir,
Jesus me acordará,
Se eu morrer,
Jesus me iluminará,
Com as três tochas,
Da Santíssima Trindade, amém

Mênfis disse...

Há muito tempo procuro saber de onde minha maezinha (já falecida) tirou uma oração parecida com essas. Eu era muito pequena e algumas palavras não conseguia decifrar.
Gostei demais dessa postagem, pois me permitiu emendar e descobrir as falas.

Bruno Medri disse...

Com Deus me deito
Com Deus me Levanto
Com a Graça de Deus e o Espírito Santo
Eu me dei e me levanto
Com Deus a minha frente
Com Deus ao meu lado
Todo Mal que cairá em mim
Ou estiver no meu corpo
Será retirado
Amém Jesus.

Esta oração me foi ensinado ainda bem pequenino pela minha bisavó.

Fábio disse...

Ola boa noite. Seu aprendizado é muito semelhante ao meu. Tenho 39 anos e esse ano de 2016 minha vó Carmosa, que tem 89 me ensinou a reza que ela aprendeu de seus
pais quando morava no interior do Piauí.




⚓️

Se benze.

Com Deus eu me deito, com Deus eu me Levanto, pela graca de Deus, do divino Espírito Santo.

O Virgem do pranto, cobrir-me com vosso manto, eu com ele sou coberto, não tenho medo e nem pavor, senhor do Miquelme, minha alma eu vos entrego, quando eu morrer, alumias com três velas acesas da santíssima trindade.

Santo Antônio disse missa, São Pedro benzeu o altar, Jesus Cristo Benze minha cama quando eu vou me deitar.

Se benze e agradece - Meu Jesus me dá uma boa noite para mim e toda minha família.

Se benze e vai durmir.


Ao acordar, sentar na cama e se benzer.

O sino toca, os anjos adoram, salvai meu corpo que sai pela porta afora.

Meus pés na terra, meu corpo em guia, acompanhado de Deus e da Virgem Maria.

Se benzer.



Quando for sair para algum lugar:

Os sinos tocam, os anjos adoram, levai-me nossa senhora por este caminho afora.

Se benze e vai embora.





Ótimo poder compartilhar isso aqui. Obrigado, Fábio.


Luciana Matos disse...

Aprendi assim

Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Com a graça de Deus e do Divino Espirito Santo.
Nossa Senhora cobri com o vosso divino
Se viver guiai-me
Se dormir guardai-me
Se morrer alumiai-me
Com as três velinhas bentas
Que a vós alumiou
As três pessoas da Santissima Trindade
Pai, filho, Espírito Santo.
Amém

Alexandra Meira disse...

Minha mãe me ensinou assim: "Com Deus eu me deito / Com Deus eu me levanto / Com os poderes de Deus e do Divino Espirito Santo/ Cobrir-me com Vosso manto / Se bem coberto for / Nao terei medo nem pavor / Nem das coisas que mal for / Meu Jesus, Maria e José / Estejam sempre comigo / São Pedro disse a missa / Nossa Senhora benze o altar / Jesus me benze a cama na hora de me deitar.

kyka disse...

Já eu aprendi desde pequenina da seguinte forma:

Com Deus me deito, com Deus me levanto, com as graças de Deus e do Divino Espírito Santo. Valei-me,Virgem Nossa Senhora do Pranto, me cubra com vosso manto. Se eu com ele coberto for não terei medo e nem pavor,de nada mal nascido, nem que estar para nascer. Jesus Cristo disse missa, São Pedro benzeu o altar,assim benza a minha caa quando eu for me deitar. Santo Antônio Pequenino, sete anjos vão comigo, sete candeias arderdo, sete livros lendo. Nosso Senhor é meu padrinho, Nossa Senhora minha madrinha, livrai-me da cruz e fonte onde o demônio não me encontre. Nem de noite e nem de dia, nenhum no pingo do meio dia, nem na hora de mimha morte. Amém!

Ingrid Dantas disse...

Eu aprendi com minha mãe de outra forma:

Com Deus eu me deito
Com Deus eu me levanto
Com a Divina graça do Espírito Santo
Senhora cobri-me com o vosso manto
Se com ele me cobrir
Não terei medo, nem pavor
Nem daquele que mau for
Jesus Cristo Salvador
Minha alma salvais, Senhor
Quatro cantos tem na casa
Quatro anjos me acompanham
O anjo da guarda me defenda
Jesus Cristo me valha
Na hóstia da missa
Salve me alma para sempre
Amém

Unknown disse...

Minha avó era de Iguape e tem algumas diferencas nos dizeres.
Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Com a graça de Deus e
Do Divino Espírito Santo
Minha Virgem Senhora dos prantos
Me cobrir com vosso manto
Nao tenho medo nem tremor
Confio no vosso amor
Meu Jesus Cristo
Te entrego a minha alma
Se eu dormir me acordai
Se eu morrer me acompanhai
Com as 3 velas acessas
Da divina Santissima Trindade
Amem Jesus