sexta-feira, 30 de março de 2018

Bendito em louvor a Senhor dos Passos

Imagem de Senhor dos Passos. Igreja de Nossa Senhora da Conceição,
Ponta da Serra (Igaporã, Bahia)



Bom Jesus Senhor dos Passos,
Venha ver com alegria,
Venha ver contar os passos
Do Senhor que voz trazia.

O Senhor que voz trazia
Era filho da Virgem Pura:
Andava vertendo sangue
Pela rua da amargura.

Por favor, você me ajuda,
Senhor, eu ajudarei.
O madeiro é tão pesado
E eu não sei se eu levarei.

Eu não sei se eu levarei
Com tamanha crueldade,
Cada passada que dava,
Caía, e se ajoelhava.

Caía e se ajoelhava
Sem poder se levantar.
Quando ia levantar,
Gota de sangue suava.

A lançada que vos deu
São Longuinho com sua mão
Trespassou Jesus no peito
E Maria no coração.

Ofereço este bendito
Pra o Senhor que está na cruz
Em tenção de Senhor dos Passos
E o coração de Jesus.





















Informante: Isaulite Fernandes Farias (Tia Lili), 80 anos. Nascida e criada na Ponta da Serra, zona rural de Riacho de Santana (hoje Igaporã), Bahia, onde a devoção a Senhor dos Passos, co-padroeiro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, movia multidões, principalmente às quintas e sextas da Semana Santa.


Nenhum comentário: