quinta-feira, 9 de junho de 2011

Novo blog reunirá textos sobre a tradição oral do Brasil


Abaixo o texto em que saúdo os chegantes.

Caros (as) amigos (as),
Este espaço destina-se, inicialmente, à divulgação do livro Contos e fábulas do Brasil, que será lançado em agosto, com o selo da editora Nova Alexandria.

O livro reúne 69 contos recolhidos em sua maioria em 2005, quando, munido de um gravador, embrenhei-me pelo sertão baiano, com o fito de registrar a rica tradição oral da região. O trabalho resultou em uma amostra monumental que inclui contos, lendas, adivinhas, quadras e romances velhos, um tesouro que, aos poucos, vai sendo aberto ao público. Após a publicação de Contos folclóricos brasileiros, voltado ao público infantojuvenil, é a vez de Contos e fábulas do Brasil, reunião de histórias populares destinadas a leitores de todas as idades. A publicação inclui, ainda, alguns contos oriundos de outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Alagoas.

Ricamente ilustrada, a obra ganhou um tratamento especial por meio de notas esclarecedoras, assinadas pelo conceituado folclorista português, Paulo Correia, que trazem, além da classificação e do número de versões, informações valiosas sobre o percurso dessas histórias que ajudam a compor o mosaico que os estudiosos denominam cultura popular.

As ilustrações são do artista plástico paraibano Severino Ramos. A capa e o projeto gráfico são de Viviane Santos.

Nenhum comentário: